Vozes da África
ebook
(0)
Margens E Travessias
by Boaventura Cardoso
Part of the Vozes da África series
Margens e travessias, do angolano Boaventura Cardoso, é um romance cujo protagonista é o povo de Angola. Por meio desta história ficcional, a história da formação de Angola é contada por meio das lembranças de Kitekulu, um soba (chefe tradicional) e Manimaza, filho das águas. Suas conversas acontecem enquanto percorrem os rios de Angola e suas aldeias ribeirinhas, de forma a que os fatos e mitos de Angola, desde os tempos pré-coloniais até o período pós-independência, chegam ao leitor pela voz das personagens do romance.
"E os rios arrepiaram seus leitos de andanças. Primeiro foi o Chiloango, depois o Kwilu; Kambo, Lukala, Kwangu, Lwacimo, Dange, Keve e Kunhinga; mais o Zambeze, o Lwiana, o Kunene, o Kubangu, o Balombo, o Kuroka, o Mukope e o M'bridge; e finalmente o Kwanza. Todos kwanzando em seus kwanzas. Todos foram vindo em direção ao Ngola."
ebook
(0)
Asas Quebradas
by Aldino Muianga
Part of the Vozes da África series
Em Asas quebradas, romance do moçambicano Aldino Muianga, as personagens centrais são duas mulheres, Maria Cecília (Macisse) e sua filha Marcela (Celinha), separadas no tempo e no espaço, em busca de suas identidades e realização de seus planos.
A partir do percurso de resistência e luta dessas mulheres, que enfrentam agressões, carências e discriminação, o autor nos apresenta a saga de várias gerações em que são tratadas questões bastante atuais e universais, como: situação da mulher na sociedade, no trabalho e na família, conflito entre tradições religiosas e ciência, vivência no campo e na cidade, relações de poder entre familiares, abuso e agressão contra a mulher.
De Inhambane, local de origem dos antepassados, até Maputo, avós, tios, pais, mães, crianças, funcionários e curandeiros vivem rotinas conturbadas em um cenário intrigante em que as mulheres são vítimas de opressão.
Em Asas quebradas, história, geografia e cultura do sul de Moçambique são reveladas ao leitor por Aldino Muianga, com sensibilidade e linguagem literária emocionante.
ebook
(0)
O Regresso Do Morto
Contos
by Suleiman Cassamo
Part of the Vozes da África series
Literatura africana de língua portuguesa. O regresso do morto, do premiado escritor moçambicano Suleiman Cassamo, é uma coletânea de dez contos em que o autor apresenta um quadro das contradições sociais e culturais vividas pelos excluídos e explorados trabalhadores das minas, crianças, idosos e, em especial, as mulheres de Moçambique. Suleiman Cassamo presta uma homenagem comovente aos marginalizados sociais representados por personagens sofridas e resistentes como Ngilina, Laurinda, Nyeleti, Madalena, Jandina, Velina, Moisés, Djimo, Lucas e os Josés. E ainda nos comove com os companheiros dos homens, o morto que regressa, o burro de carga e o cão Bobi.
ebook
(0)
Outras Coisas
Contos
by Clemente Bata
Part of the Vozes da África series
Literatura africana de língua portuguesa. Nos doze contos de Outras coisas, o leitor tem contato com o fantástico, o inusitado e o lúdico. O moçambicano Clemente Bata nos apresenta com esmero e vigor várias situações do meio em que vive, unindo temáticas diversas como o amor, o alcoolismo, os crimes, a violência doméstica, entre outras. Nessas histórias instigantes, temos a junção de espaços físicos onde são retratadas, de maneira sutil e comovente, as desordens das relações humanas.
ebook
(0)
Um Rio Preso Nas Mãos
Crnicas
by Ana Paula Tavares
Part of the Vozes da África series
As crnicas da angolana Ana Paula Tavares, marcadas por uma escrita profundamente poética e incisiva, foram originalmente publicadas de forma esparsa no jornal online Rede Angola. São agora, pela primeira vez, reunidas em livro e publicadas em forma de coletânea pela Editora Kapulana, com o título de Um rio preso nas mãos.
As 38 crnicas que compõem o livro viajam por diferentes assuntos e narrativas, deslizando entre a autobiografia e a escrita ficcional, a crítica sociopolítica e as mitologias africanas, a oralidade e a escrita, o passado e o presente - sobretudo do povo de Angola e de suas mulheres.
Por meio do desenho de numerosas paisagens e pessoas, a obra transporta o leitor para uma escrita ao mesmo tempo universal, feminina e africana, mostrando que é possível banhar-se nas mais diversas águas dentro de um mesmo rio.
ebook
(0)
Orgia Dos Loucos
by Ungulani Ba Ka Khosa
Part of the Vozes da África series
Literatura africana de língua portuguesa. Orgia dos Loucos é composto por nove contos que retratam aspectos de um momento da realidade moçambicana, como a seca, a fome, o aparecimento dos novos costumes, a discrepância entre campo e cidade, bem como a repressão policial e o desencanto entre a população. O livro foi publicado pela primeira vez em 1990 em Moçambique.
ebook
(0)
A Triste História De Barcolino, O Homem Que Não Sabia Morrer
by Lucílio Manjate
Part of the Vozes da África series
A triste história de Barcolino, o homem que não sabia morrer, da série "Vozes da África", de Lucílio Manjate, é uma novela sobre um pescador que desaparece nas águas do Índico e retorna, inesperadamente, à sua comunidade, assombrando a todos. Ninguém sabe se ele é um morto disfarçado de vivo ou um vivo que se faz de morto. Entre a praia da Costa do Sol e o Bairro dos Pescadores, na zona costeira de Maputo, em Moçambique, personagens complexas vivem em um mundo em que sonho e realidade, vida e morte se misturam. Amanda de Azevedo criou delicadas vinhetas para esta edição.
ebook
(0)
Assim Não, Senhor Presidente!
by Ungulani Ba Ka Khosa
Part of the Vozes da África series
ASSIM NÃO, SENHOR PRESIDENTE! é um romance do moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa, nome tsonga de Francisco Esaú Cossa.
Em ASSIM NÃO, SENHOR PRESIDENTE!, Ungulani nos conduz pela história de Moçambique pela voz de personagens que se expressam por meio de suas memórias, cartas, conversas, documentos e outros tipos de registros. Pensamentos e conversas de homens e mulheres, moçambicanos e portugueses, como jornalistas, políticos, professores, médicos, ex-guerrilheiros e colonos, resultam em narrativas que se interligam. O resultado é um sensível e emocionante retrato ficcional da história do povo moçambicano desde antes da luta de libertação contra o domínio colonial até os dias de hoje.
Showing 1 to 8 of 8 results