Reexistências
ebook
(0)
O Pertencimento Negro No Ensino Superior
Uma Investigação Das Aprendizagens Sociais Na Trajetória Escolar
by Jefferson Olivatto Da Silva
Part of the Reexistências series
O que pretendemos é apresentar a construção de uma proposição teórico-metodológica que leve em conta os processos psicossociais envolventes da trajetória da negritude pelo que temos denominado de Constelações de Aprendizagem: um instrumento interpretativo dos processos educativos do movimento negro em vista de trajetórias de lutas e conquistas, resultando também na promulgação da lei 10.639/2003. Para tanto, o entendimento sobre as trajetórias de negritude no Paraná compõem-se de um enlace histórico e religioso, que de um lado apresenta as ações de violência contra as populações tradicionais em torno do ideário paranista, porém, de outro, demonstra como as populações foram criativas e criadoras em difundir formas de cuidado comunitário que foram tecidas desde as historicidades de benzedeiras ao longo da Região Sul paranaense até, com base na década de 1950, a chegada de pais e mães de santo da umbanda pelo processo de migração pelo estado.
ebook
(0)
As Vozes Das Améfricas
Percursos De Intelectualidades Negras
by Denilson Lima Santos
Part of the Reexistências series
Este livro é resultado da pesquisa A rede intelectual negra e a ensaística na Améfrica: Abdias do Nascimento, Manuel Zapata Olivella e Gerardo Maloney, financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Além disso, parte das investigações acadêmicas do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cultura Intelectual e Linguagens (GEPECIL-CNPq) da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos do Mestrado em Estudos de Linguagens (MEL) Malês. Igualmente, realizaram-se importantes conexões epistemológicas como membro do grupo de pesquisa Centro de Estudios Océanos, Desplazamientos y Resistencias en la Literatura Contemporánea, da Cátedra Fernão de Magalhães, vinculada ao Instituto Camões (Portugal) e ao Centro de Estudios Avanzados de la Universidade de Playa Ancha (Chile).
Ressalta-se que a grafia de palavras de origem africana surgidas nesse texto, decidiu-se manter como já está estabelecido seus usos em português, ou aportuguesada. Em algumas citações, as palavras estarão escritas como aparecem no texto pesquisado, respeitou-se a grafia e não se lançou mão da edição filológica de texto.
Por fim, os fios para entender a intelectualidade negra nas Améfricas estão aqui apontados, com o objetivo de que outros e outros pesquisadores possam retomá-los até que se possa visualizar a rede e as conexões das ideias de homens e mulheres que reexistem a cada dia, numa luta constante contra o racismo e a violência de gênero nesta sociedade capitalista, que é perversa e desumana.
Showing 1 to 2 of 2 results