Clínica da excitação
Psicossomática E Traumatismo
Part of the Série psicanálise contemporânea series
Com clareza e elegância, Diana Tabacof expõe a riqueza de sua clínica composta por crianças e adultos, apresentando-nos um amplo leque de transtornos somáticos (alergias, doenças autoimunes, câncer etc.). Em sua escrita, teoria e clínica costuram-se com a maestria de quem domina a metapsicologia dos processos de somatização, iluminando conceitos como vida operatória, depressão essencial, desorganização, função materna, entre outros, numa narrativa consistente e abrangente que amplia os horizontes da psicanálise. A autora tem se destacado com competência, entusiasmo e generosidade como formadora pioneira de novos grupos no Brasil e no mundo, ligando-os à Associação Internacional de Psicossomática Pierre Marty.
Cândida Sé Holovko
Transferência E Contratransferência
Part of the Série psicanálise contemporânea series
Apresento aqui um recorte pessoal e comentado da história dos conceitos de transferência e contratransferência. Situações clínicas ilustram as diferenças entre transferência neurótica e não neurótica, bem como o trabalho com as diversas formas de atualização do infantil e do arcaico.
Psicanálise de Casal e Família
Uma Introdução
Part of the Série psicanálise contemporânea series
As intensas mudanças sociais que estão ocorrendo nos colocam diante de inúmeros questionamentos: como lidar com o novo usando ferramentas criadas para outros contextos? Como não tender a ver o novo como patologia e, por outro lado, não deixar de ver a patologia que pode estar no novo?
O fato é que a evolução nas liberdades individuais, própria de nossa era, com menos repressões e mais inclusões, está gerando posicionamentos antes banidos da vida social.
Na busca individual por felicidade e realização pessoal que nos caracteriza, como sustentar a família no que ela tem de irredutível: a transmissão dos elementos necessários para que dela surja um sujeito?
Retomando princípios básicos da psicanálise de casal e família e com muitos exemplos clínicos, este livro procura refletir sobre essas questões.
Interculturalidade e vínculos familiares
Part of the Série psicanálise contemporânea series
"Sinto saudades das batatas de lá, mas adoro o chester daqui": assim, Ana Maria, de 8 anos, sintetiza a ambiguidade inerente à condição do expatriado. Como lidar com ela? A resposta, como mostra Lisette Weissmann neste livro, depende de vários fatores, que a autora organiza num triângulo conceptual: o intrapsíquico, o vincular/familiar e o sociocultural. As seis amostras de "discurso familiar" que nos apresenta sugerem que o segundo é decisivo para construir uma "malha de contenção" das angústias envolvidas na adaptação ao novo ambiente, por sua vez necessária para poder aproveitar as oportunidades oferecidas pela situação de interculturalidade.
Psicanalista experiente e bem informada, ao estudar um problema muito atual, Lisette ilumina diversas facetas da sociedade contemporânea, assim como das modalidades de subjetivação que nela podem se estruturar.
Os muitos nomes de Silvana
Contribuições Clínico-políticas Da Psicanálise Sobre Mulheres Negras
by Ana Paula Musatti-Braga
Part of the Série psicanálise contemporânea series
"Os muitos nomes de Silvana" poderiam ser "os muitos nomes" de Maria, Paula, Conceição, entre outros. Essas personagens, apesar de terem diferenças identitárias e históricas, têm algumas características em comum: são mulheres, pobres e negras. A autora tenta cercar, numa abordagem da Psicanálise em interface com a História, a Sociologia e a Antropologia, essas características e buscar a difícil e quase impossível explicação sobre os caminhos obtusos e sinuosos do silenciamento da "cor" nas pesquisas psicanalíticas. A leitura não deixa dúvida sobre a representação destas mulheres no imaginário coletivo de uma sociedade racista como a brasileira. O consciente e o inconsciente, o dito e o não-dito se misturam em nosso cotidiano, como se formassem um iceberg cuja ponta podemos enxergar a olho nu, mas não a parte mais profunda que exige as ferramentas de uma análise psicanalítica.
Kabengele Munanga
O Grão De Areia No Centro Da Pérola
Sobre As Neuroses Atuais
Part of the Série psicanálise contemporânea series
Este excelente livro traz o frescor de uma psicanálise que ousa se repensar. Foi escrito por psicanalistas que se indagam sobre os avanços em seu tempo e mostram como as primeiras teorizações freudianas sobre as "neuroses atuais" podem ser renovadas para auxiliar na compreensão do mal-estar contemporâneo.
Os temas abordados aqui tratam daquilo que resiste à simbolização. Sua leitura, portanto, nos lança no campo das marcas que reaparecem como corpos estranhos e dos excessos que transbordam, seja pela impossibilidade da tramitação psíquica ou pela ausência da via representacional. É o campo da invasão pulsional do eu e da descarga em ato, decorrentes do fracasso do recalque primário e da irrupção da energia não ligada. É o campo, em suma, dos limites do psiquismo.
Os autores escrevem sobre o sofrimento dos sujeitos na atualidade e as formas de adoecimento que lhe são correlatas. Já não se trata apenas das neuroses históricas – como as denominou Freud –, mas das patologias de "borda", cuja frequência aumentou vertiginosamente nas últimas décadas.
Encontramos aqui valioso auxílio teórico aos que se dedicam a enfrentar clinicamente, no trabalho diário, o padecimento dos sujeitos contemporâneos.
Ana Maria Sigal
Sabina Spielrein
Uma Pioneira Da Psicanálise. Obras Completas
Part of the Série psicanálise contemporânea series
"Do alto destas pirâmides quarenta séculos vos contemplam", proclamou Napoleão aos soldados da sua expedição ao Egito. Quarenta anos de estudo e de prática da psicanálise fundamentam a pesquisa que Renata Cromberg nos apresenta neste livro, cujo formato emula o pioneirismo de Sabina Spielrein: entremeando com ensaios do maior interesse a primeira tradução integral dos seus escritos para o português, nossa colega se tornou o James Strachey da psicanalista russa.
Ao desvendar sucessivas camadas de sentido nos textos examinados, o método "geoarquelógico" de Renata permite tecer a trama dos vínculos afetivos, teóricos, clínicos e que ligam Sabina a Freud e a Jung e inserir essa vasta tapeçaria na história da psicanálise, assim como no contexto científico e político da Europa na primeira metade do século XX.
Dizia Hegel que a coruja de Minerva só alça voo ao crepúsculo, isto é, a filosofia só pode esclarecer a realidade quando esta já se tornou passado. A era em que a contribuição de Sabina Spielrein para a nossa disciplina permaneceu praticamente desconhecida está felizmente chegando ao fim. Crepúsculo do recalque e do preconceito, o monumental trabalho de Renata constitui uma bem-vinda aurora para os estudos sabinianos no Brasil.
– Renato Mezan
De Narciso a Sísifo
Os Sintomas Compulsivos Hoje
Part of the Série psicanálise contemporânea series
Este livro é o resultado de um longo processo de elaboração e de escrita. Trata-se da apresentação, para o público em geral, do que pudemos refletir sobre uma pesquisa clínica iniciada em 2014 e encerrada com essa publicação. Sendo fiéis aos nossos compromissos com a universidade pública brasileira e com o movimento psicanalítico, trazemos o nosso testemunho sobre o desafio de insistir na escuta psicanalítica dentro de um serviço público do SUS, no âmbito de uma pesquisa. Nosso objetivo é, eminentemente, fazer aparecer algo de nosso laço social e de nossa clínica na voz de sujeitos que afirmam o vazio e a inutilidade da ação, quando esta é tão somente a repetição escravizada de atos compulsivos.
Histórias recobridoras
Quando O Vivido Não Se Transforma Em Experiência
by Tatiana Inglez-Mazzarella
Part of the Série psicanálise contemporânea series
Este livro se dedica ao estudo de histórias repetitivas e obliterantes – as histórias recobridoras –, que, por sua fixidez, impedem a passagem do vivido ao experienciado e dificultam a apropriação da herança. Por meio de um trabalho realizado a partir da obra literária Austerlitz, de W. G. Sebald, e de uma construção clínica com base em atendimento da autora, buscou-se uma aproximação com o referido fenmeno, relacionando-o à discussão metapsicológica e às áreas afins. Nesta obra discute-se, também, a relevância do conceito de história recobridora para o trabalho do analista e para a clínica psicanalítica, além de questões acerca das histórias recobridoras coletivas. Por fim, o livro propõe uma articulação da temática com a transmissão psíquica geracional.