Série Escrita Psicanalítica
ebook
(0)
Psicanálise
De Bion Ao Prazer Autêntico
by Cecil José Rezze
Part of the Série Escrita Psicanalítica series
Dostoiévski diz, por meio de um dos personagens de Os irmãos Karamazov: "Somos assim: sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Porque é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas isso é o que tememos: o não ter certezas".
A leitura do livro de Cecil Rezze testemunha a verdade desse pensamento. Encontramos nele questões e relações importantes entre conceitos fundantes, invariantes, que permitem reconhecer que estamos em área psicanalítica, ao mesmo tempo em que rompem a mesmice do já consagrado, provocando insaturação num campo sempre em perigo de sofrer calcificações. Surgem daí propostas como a das frestas necessárias ao trabalho em áreas de não pensamento, o valor de teorias fracas na clínica, os fantasmas como recurso para aproximação ao não conhecido... São ideias valiosas na medida em que, provindo da clínica, evocam nosso trabalho cotidiano.
A partir da teoria do prazer autêntico, que dá título ao livro, o autor subverte o paradigma da dor, referência onipresente nas teorias psicanalíticas, indo além do ponto que Bion, o autor privilegiado em todos os textos, alcançou.
Julio Frochtengarten
Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo
ebook
(0)
Análise, teimosia do sintoma e migração
by Daniel Delouya
Part of the Série Escrita Psicanalítica series
Análise, teimosia do sintoma e migração é um belo título e também uma afirmação condutora desta coletânea de textos psicanalíticos. Daniel Delouya nos convida a entrever seu trabalho amadurecido pelos anos. A escuta psicanalítica nada tem de ingênua; seu objeto vem sendo epistemologicamente construído pela metapsicologia e por teorizações diversas no esforço de atender a hipóteses de pensamento clínico e
manejos transferenciais. A partir dela acompanhamos sua atividade, seja sentado em sua poltrona, seja para além dos limites do consultório, atento aos sons e ritmos das vozes e dos silêncios espraiando-se pelo espaço público. Seu estilo rebate entre si as
camadas da experiência emocional, das questões clínicas e das elaborações teóricas psicanalíticas. O leitor encontra uma trama arduamente tecida, sob a qual se fazem presentes, discutidas sob ângulos complementares, porém não exatamente contínuos, "as metas da psicanálise na clínica e na cultura". Calcado na raiz freudiana, o autor
traz reflexões conduzidas no caldo da civilização contemporânea, marcada pela produção de vulnerabilidades narcísicas. Estas certamente observadas na cena psíquica individual, contudo geradas por algo da ordem coletiva e impessoal. Quando a
teimosia do sintoma deixa de ser marca de algo de que se livrar e passa a ser traço estilístico de apropriação psíquica, ocorre a migração por expandir os domínios do eu sobre as terras estrangeiras do isso, tornando-as pensáveis, de acordo com o proposto
por Freud na conferência n. 31, "A dissecção da personalidade psíquica", de 1933. Eis a concepção partilhada por Daniel Delouya para a cura pela psicanálise!
Mara Selaibe
Psicanalista, membro do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae
ebook
(0)
Inconsciente, Nuvem Infinita
by Ignacio Gerber
Part of the Série Escrita Psicanalítica series
Neste livro, baseado em preciosa bibliografia ocidental e oriental, que se estende da antiguidade até a contemporaneidade, podem ser encontrados apoios e referências para quem é obrigado a navegar por águas perigosas e não quer ser levado pelo canto das sereias.
Vivemos em tempos difíceis numa situação que o tema de uma das Bienais recentes expressa com clareza: "O velho mundo está morrendo e o novo demora a nascer. Nesse claro-escuro surgem os monstros".
Fugindo de monstros imaginários, que emergem do inconsciente, estimulados pela dificuldade de enxergar, muitos se agarram a escombros do passado ou a ilusões sobre o presente e o futuro. Consciente e Inconsciente se misturam numa névoa que ora provoca medo ora confere esperanças. Um clima de pesadelo no qual oportunistas surgem com soluções simples e milagrosas empurrando os desesperados para o abismo.
Nossa competência é muito limitada para lidar com a complexidade das coisas. Para poder rever, reformar e utilizar tudo o que for aproveitável da experiência e da aprendizagem acumulada pela humanidade em muitos milhares de anos, muita prudência e humildade são necessárias. Todo conhecimento é frágil e provisório e nunca é mais do que uma gota no imenso oceano do universo. Apesar de tudo, a consciência disso é a nossa mais segura bússola.
Claudio Rossi
ebook
(0)
Caminhando pela psicanálise
by Myrna Pia Favilli
Part of the Série Escrita Psicanalítica series
A autora nos oferece neste livro uma verdadeira viagem existencial e psicanalítica!
Seu campo inicial de formação é a filosofia, na sua querida Maria Antnia, então sede da FFCL-USP, que lhe ofereceu sólido terreno para reflexão e consciência política. Considera que o fundamental para um psicanalista é sua liberdade de pensamento, sua criatividade e sua
capacidade de dedicação. Propõe a diversidade teórica nos institutos de formação, para dar conta da complexidade da mente humana, enfatizando a importância da intuição e do sonho para que se possa "tocar o fundo da alma".
Partindo das lembranças infantis, ela penetra primeiramente no universo da análise de crianças, sua "porta de entrada", após um curso de especialização em Psicologia Clínica na USP. Dedica-se às "tragédias precoces" observadas nas crianças muito comprometidas no desenvolvimento
emocional. A análise de crianças e de adolescentes vai permanecer como elemento fundamental de sua identidade psicanalítica.
A autora nos mostra como a clínica ultrapassa em muito as teorias, colocando a necessidade de evitar o que chama de formatação e recomendando uma correlação possível de teorias, que se integram em sua mente de maneira pessoal e original. Ressalta a importância da dimensão temporal no processo analítico, de um término, ou seja, de uma análise que não se prolongue eternamente: "lidar com os resíduos transferenciais, criando uma originalidade de pensamento" e proporcionando "o reconhecimento de um núcleo original, próprio de cada paciente".
Boa leitura!
Ana Maria Stucchi Vannucchi
Membro efetivo e analista didata da SBPSP
Showing 1 to 4 of 4 results