Selo Terrae Incognitae
ebook
(0)
Romance dos Três Vinténs
by Bertold Bretch
Part of the Selo Terrae Incognitae series
Ambientada no submundo londrino, esta obra, que é o único romance escrito por Bertolt Brecht, acompanha Macheath - ou "Mac Navalha" -, um criminoso conquistador que se casa com a jovem Polly Peachum, filha do "rei dos mendigos", Jonathan Peachum. Quando o pai descobre o enlace, arquiteta a queda de Macheath, expondo a hipocrisia da sociedade da época, na qual criminosos e burgueses compartilham a mesma cartilha moral. A narrativa segue a linha crítica e o humor ácido que marcaram a carreira de Brecht, provocando risadas e reflexões profundas, às vezes simultaneamente.
ebook
(0)
Herói da Nossa Época
by Mikhail Lermontov
Part of the Selo Terrae Incognitae series
O romance Herói da Nossa Época foi escrito por Mikhail Lêrmontov na década de 1830. A par da famosa Confissão de um Filho do Século, de Alfred de Musset, este livro enxuto, mas admirável em plena acepção do termo, é uma autêntica obra-prima do romantismo literário. Seu autor, um dos poetas mais talentosos que a Rússia jamais conheceu, lançou mão de todo o arsenal das figuras românticas para criá-lo, desde o cenário exótico do Cáucaso recém-conquistado pelos russos até um vertiginoso redemoinho de paixões ardentes, de ditos bombásticos, de feitos heroicos, que se desenfreia em suas páginas... E acabou concebendo uma história ímpar, sempre empolgante por ser imprevisível e, ao mesmo tempo, cheia de reflexões intensas e sérias sobre o bem e o mal, o amor e o ódio, a honra e a infâmia em seu ferrenho antagonismo, uma daquelas histórias raras, se não excepcionais, capazes de romper quaisquer limites do espaço e do tempo, que vão além do ambiente linguístico em que surgiram e se projetam para a eternidade.
ebook
(0)
As Últimas Páginas do Diário de Uma Mulher
by Valeri Briussov
Part of the Selo Terrae Incognitae series
Publicada em 1910 e proscrita, logo a seguir, pela onipotente censura da Rússia czarista, a novela As Últimas Páginas do Diário de Uma Mulher é uma das principais obras prosaicas de Valêri Briússov, grande poeta e filólogo que se tornou, em princípios do século XX, o líder máximo do simbolismo russo. Idealizada por um homem, mas inteiramente voltada para a descrição sincera, amiúde indiscreta, da vida íntima de uma mulher moderna, emancipada e desinibida em todos os sentidos, ela mantém em foco uma das "malditas" questões existenciais que atormentam a humanidade desde os primórdios do mundo: quais são os respectivos papéis masculino e feminino nas relações sexuais, onde termina um amor livre e começa uma banal devassidão, e se cabe mesmo a uma mulher, ora liberta dos dogmas patriarcais, ser dona de seu próprio corpo e de seu destino em geral? Desafiando os preconceitos do país e da época em que foi criado, o livro de Briússov pode ser visto como um dos remotos precursores da "revolução sexual" que tem transformado a sociedade humana em nossos dias...
Showing 1 to 3 of 3 results