O Imperialismo Global
Teorias E Consensos
by Flávio Bezerra De Farias
Part of the Questões da nossa época series
Este livro critica as teorias do imperialismo global, na sua configuração atual. Aborda esta experiência tanto para orientar a práxis de resistência, quanto para encontrar uma alternativa àquela configuração socioeconmica opressora, como uma totalidade concreta. O fio condutor de uma iniciativa tão ampla e profunda reside em desmistificar e superar as ideologias e as estratégias consensuais e integracionistas, que erigiram autoritariamente um sistema positivista e naturalizado diante da dinâmica de autoemancipação das massas exploradas, dominadas e humilhadas, nos contextos nacionais, continentais e globais.
Educação Não Formal E O Educador Social
Part of the Questões da nossa época series
Este livro focaliza a educação não formal em três momentos: primeiro – o conceito, seu campo, repertório, e diferenças em relação a outras práticas sócio-educativas. Segundo, aborda o papel do educador social – o profissional que atua na educação não formal e ajuda a construir com seu trabalho territórios de cidadania. Terceiro, apresenta exemplos de associativos como: movimentos sociais, redes associativas civis, fóruns e conselhos de gestão compartilhada.
A política em György Lukács
Part of the Questões da nossa época series
Este livro é uma análise da obra da alta maturidade do filósofo húngaro György Lukács, especialmente no que diz respeito à política. Aqui, indaga-se acerca da peculiaridade da esfera política, definível em face das outras atividades do ser social. Faz-se uso do método exposto por Lukács na Ontologia do ser social para investigar a gênese da prática política. Grosso modo, a discussão gira em torno da universidade concedida por Lukács a esta esfera de comportamento humano, encontrando-a na totalidade extensiva da história do ser social. Para tal, neste livro vem ás linhas uma polêmica entre as ideias defendidas por Lukács em confronto com as de outros filósofos, no que concerne às categorias que perfazem a dialética interna da política.
Diretor Escolar
Educador Ou Gerente?
Part of the Questões da nossa época series
Como esperar que os procedimentos didático-pedagógicos adotados no interior da escola sejam coerentes com a formação de personalidades humano-históricas, se esse objetivo, nos discursos e nas práticas, é permanentemente ignorado pelas políticas educacionais em favor de interesses centrados na lógica do mercado e nas inconsequências do amadorismo pedagógico? É razoável permitir que a fúria gestionária vigente, comprometida com os interesses mercantis, continue a pautar a forma de dirigir as escolas, reduzida esta ao controle do trabalho alheio e à responsabilização dos trabalhadores da educação pelos erros do sistema? Estas são algumas das questões discutidas neste novo livro de Vitor Paro, que, com a lucidez e a clareza sempre presentes em suas obras, busca examinar em profundidade o papel técnico-político do diretor da escola básica.
Sociologia dos movimentos sociais
Part of the Questões da nossa época series
A obra destaca dois tempos históricos distintos no campo da sociologia dos movimentos sociais: 2011/2012 e 1968. Primavera Árabe, Indignados na Europa e Occupy Wall Street, são analisados inicialmente; as mobilizações no Brasil atual são tratadas na segunda parte; e na terceira, aborda-se o famoso Maio de 1968 na França.No posfácio desta nova edição, a autora aborda fenmenos sociais mais recentes como as Manifestações de junho e os "rolezinhos".
Manifestações e protestos no Brasil
Correntes e contracorrentes na atualidade
Part of the Questões da nossa época series
O livro aborda manifestações e protestos no Brasil, de junho de 2013 ao impeachment em 2016. Três momentos são observados com alterações significativas entre eles: atores/sujeitos sociopolíticos, repertórios, correntes político-ideológicas e a cultura política vigente. São analisados três novíssimos movimentos: Passe Livre (MPL), Vem Pra Rua (VPR) e o Movimento Brasil Livre (MBL), com perfil sociopolítico e ideológico diferenciados, advindos do autonomismo ou do liberalismo. Focalizam-se também protestos no campo da educação, especialmente as ocupações de escolas da rede pública. As ruas se transformam em territórios de cidadania, mas também deavaliação pública dos políticos, governos e partidos, criam-se novas práticas de agir via recursos tecnológicos. A organização ao redor de redes possibilita novas dinâmicas aos protestos sociais, que fogem do controle de organizações institucionalizadas, alterando a lógica das ações coletivas.
Autonomia e ética na escola
O novo mapa da educação
by Mírian P. S. Zippin Grinspun
Part of the Questões da nossa época series
Este livro aponta o valor imprescindível da orientação como mediadora, como colaboradora, como incentivadora para alcançarmos – além dos muros da escola –, para nossos alunos e para a sociedade em geral, uma educação de qualidade.
Sustentabilidade e educação
Um Olhar Da Ecologia Política
by Carlos Frederico B. Loureiro
Part of the Questões da nossa época series
O que traz de novo o debate ambiental? O novo está na incorporação do ambiente como categoria estratégica para se discutir os estilos de vida e a estrutura social no planeta, pela primeira vez visto com limites naturais. O livro aborda essa e outras inquietantes questões, associando-as a duas temáticas prioritárias nos tempos atuais: sustentabilidade e educação.
Adeus Professor, Adeus Professora?
Part of the Questões da nossa época series
Nas sociedades pós-industriais ocupam lugar central a informação e o conhecimento. As transformações atingem em cheio as escolas e o trabalho dos pedagogos e professores, suscitando rearranjos no seu papel. Este livro discute os dilemas emergentes dessas novas realidades, identifica novas exigências educacionais e, principalmente, procura pensar proposições assertivas sobre a escola e os professores dentro de um projeto emancipatório de educação.
Pinóquio educador
Ensinar e aprender na escola contemporânea
Part of the Questões da nossa época series
Em tom de conversa, e levando em conta as experiências vividas pelos educadores, a autora faz uso do personagem Pinóquio, de Carlos Collodi (e de outras contribuições da literatura), para pensar o papel da escola e dos professores na sociedade contemporânea e questionar algumas verdades "consagradas" pelo senso comum pedagógico.
Ética E Competência
Política, Responsabilidade E Autoridade Em Questão
by Terezinha Azerêdo Rios
Part of the Questões da nossa época series
No contexto em que vivemos terá a ética perdido seu significado? Por que falar numa dimensão ética da competência profissional? Que tipo de contribuição traz a filosofia, em sua perspectiva ética e política, para a indicação de horizontes de esperança no caminho dos que desejam uma sociedade – e uma escola – justa e democrática? Estas e outras questões são objetos de reflexão de Terezinha Azerêdo Rios, que se dispõe a estimular a discussão sobre o cruzamento do saber, dever, poder e querer na prática dos educadores e de outros profissionais em nossa sociedade.