Palavra Crua
ebook
(0)
Pretamorfose
by Tati Villela
Part of the Palavra Crua series
Pretamorfose se apresenta como uma fusão poética entre amor, pretitudes e suas revoluções. Em seu primeiro livro de poesias, Tati Villela usa palavras, formas, sons e cores para transformar pó em poeira, humus e raiz. Apresenta seu manifesto poético-político-social sem se esquecer do afeto, resgatando ancestralidades e amparando empreteceres contínuos.
ebook
(0)
De Quina
by Thamires Maciel Vieira
Part of the Palavra Crua series
De Quina traz as experiências de uma poeta negra, reexistindo e reescrevendo seu corpo e suas interações com a cidade. Thamires Maciel Vieira elabora linguagem poética muito própria, alinhavando fatos, frases e imposições lançadas no randmico caos cotidiano para sintetizá-los em imagens sensíveis, insights e, acima de tudo, estratégias de criação da própria vida. Thamires tem 28 anos, é graduada e mestre em Direito pela UFRJ, instituição em que também atuou como professora substituta.
ebook
(0)
Cazulo
by Analu Cristina
Part of the Palavra Crua series
Que sabe a lagarta sobre o futuro? E o que seria o Cazulo – com zzzz de cantiga imemorial – se não o encontro da matéria-eu com a matéria-mundo? Neste segundo livro de poesias, Analu Cristina nos convida a um mergulho na pausa, rica em possibilidades, montada no cavalo de Ogum e protegida pela lança de Oyá. Brinca com ritmo e pontuação próprios para reconstruir a Memória e Verdade como personagens, ancorando experiências comuns à experiência da mulheridade negra. Neste livro, como na vida, quase não há vírgulas ou mesmo pontos finais: vive-se o encasular-se como processo e fica a sugestão: faça pausas regularmente.
ebook
(0)
Canto De Parede
Aborto Retido E Palavras Recém-nascidas
by Clarissa Rezende Vilaça
Part of the Palavra Crua series
[catete. segunda-feira. numa sala escura, a mulher ouviu a voz da Poesia e, desde então, passou a se escrever diferente.]
Quando nos tornamos mães? Na hora da concepção, durante a gravidez ou quando a Poesia, em caixa alta, volta a caber em nossas vidas? Em 2021, a educadora, umbandista e poetisa carioca Clarissa Rezende Vilaça descobriu que o coração de seu filho, Haikai, havia parado de bater. "Canto de Parede: aborto retido e palavras recém-nascidas" surge do processo de escrita posterior, contextualizado por um histórico de gravidez não planejada, transtorno de ansiedade generalizada e relacionamentos abusivos. Com um olhar incisivo, atento aos detalhes, a autora apresenta textos curtos e desenhos, convidando-nos a retraçar sua experiência, entre ultrassons e vacinas que não chegam, entre dias beijados e rondas de zelo.
ebook
(0)
Pés Na Terra E Cabeça Na Lua
by Jéssica Ferreira
Part of the Palavra Crua series
A escrita é revolucionária quando transpõe os padrões do ser pensante por trás de cada letra. Também é cura, quando este Ser confronta a ideia inerente de que, na sua mente, as palavras não são coerentes. Mulheres negras transformando potencialidades, nadando contra a maré em busca do pertencimento de sua própria alma que, cheia de desejos, há séculos, projetam o silêncio. Seguimos, enfim, resistindo às marcas pregadas sobre esse corpo, transmutando a ideia de só sermos carne em direção à retomada da essência e ancestralidade invisibilizadas pelos açoites diários. São poesias sobre mulher negra, saudade ancestral, potência fundante, amor, afetividade, dor, ancestralidade, ressignifi cações, um oceano negro feminino navegante sobre os escombros, um mundo inteiro no peito e o corpo inteiro no mundo. Não ter pra onde voltar é ter o mundo inteiro pra ressignificar, com os pés na terra e a cabeça na lua.
Showing 1 to 5 of 5 results