Gerenciamento de Projetos sem Complicação
ebook
(0)
Gerenciamento de Projetos Esportivos: uma adaptação da metodologia Basic Methodware®
by Carlos Magno Da Silva Xavier
Part of the Gerenciamento de Projetos sem Complicação series
"A importância econmica do Brasil somada a sua população numerosa e diversificada deveriam produzir resultados esportivos melhores do que os que estão sendo alcançados nas competições de nível internacional. Esse modesto histórico de resultados alcançados evidencia, de maneira contundente, que estamos ainda muito distantes do desempenho obtido pelos melhores países do mundo nessas competições."
Este livro pretende contribuir com parte da solução do problema do baixo desempenho, a partir da divulgação de uma metodologia simples e eficiente para o gerenciamento de projetos esportivos.
Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca de conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos um "Projeto de Preparação Esportiva", para o departamento de futebol amador de um clube, para explicar seus processos.
A Basic Methodware®, de utilização prática para gerentes de pequenos e médios projetos, demonstra que é possível gerenciar sem burocratizar o trabalho, trazendo como benefício maior previsibilidade do projeto e aumentando a chance de seu sucesso.
ebook
(0)
Gerenciamento De Projetos De Mapeamento
Uma Adaptação Da Metodologia Basic Methodware
by Carlos Magno Da Silva Xavier
Part of the Gerenciamento de Projetos sem Complicação series
• Metodologia alinhada com o PMBOK® Guide
• Uma versão prática e simplificada de como iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar projetos
• Ideal para estudantes e gerentes de projetos de pequeno e médio porte
• Contém guias de como utilizar a metodologia nos softwares MS-Project e Net Project
• Utilização do modelo Canvas para a concepção do projeto
As reestruturações e implantações de processos nas organizações devem ser tratadas como projetos. Os métodos tradicionais de gerenciamento de projetos não estão atendendo às expectativas dos clientes, conforme resultado da pesquisa PMSURVEY.ORG, que comprova que os problemas mais comuns dos projetos são de comunicação. Devemos, então, abandonar os métodos tradicionais? Na verdade, não. É impensável achar que não precisamos fazer cronogramas, gerenciar riscos ou até mesmo combinar escopo.
O que devemos fazer é utilizar métodos híbridos, ou seja, que combinem artefatos tradicionais de metodologias simples (tais como da metodologia Basic Methodware®) com métodos ágeis (tais como Scrum) e com melhores formas de comunicação e colaboração com os stakeholders (tais como Canvas e Kanban).
Neste livro utilizamos um modelo Canvas para a concepção de projetos de mapeamento e redesenho de processos, em conjunto com a nossa metodologia (de apenas 13 processos), que incorpora uma das ferramentas mais conhecidas de melhoria contínua: o ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT) da qualidade.
Tivemos a preocupação de estabelecer, no início do livro, um nivelamento básico do conhecimento dos leitores acerca dos conceitos de gerenciamento de projetos. Para que a metodologia pudesse ser mais bem entendida e aplicada, utilizamos dois casos: a reestruturação do processo de matrícula em uma faculdade; e o mapeamento de processos, com a proposição de melhorias operacionais, em uma empresa de projetos de engenharia.
Showing 1 to 2 of 2 results