Debates
ebook
(0)
A estrutura das revoluções científicas
by Thomas S. Kuhn
Part of the Debates series
Thomas S. Kuhn iniciou sua carreira universitária como físico teórico. As circunstâncias levaram-no ao estudo da história e a preocupações de natureza filosófica. Trajetória incomum, que este livro de certa forma sintetiza e que explica seu caráter polivalente. Múltiplas áreas, desde as exatas até as humanas, convergem para as agudas análises, que levam o autor, questionando dogmas consagrados, a ver o progresso da ciência não tanto como o acúmulo gradativo de novos dados gnosiológicos, e sim como um processo contraditório marcado pelas revoluções do pensamento científico. Tais revoluções são definidas como o momento de desintegração do tradicional numa disciplina, forçando a comunidade de profissionais a ela ligados a reformular o conjunto de compromissos em que se baseia a prática dessa ciência. Um dos aspectos mais interessantes de A Estrutura das Revoluções Científicas é a análise do papel dos fatores exteriores à ciência na erupção desses momentos de crise e transformação do pensamento científico e da prática correspondente.
ebook
(0)
Discursos De Ódio
O Racismo Reciclado Nos Séculos Xx E Xxi
by Carolina Sieja Bertin
Part of the Debates series
Os discursos de ódio, tanto de grupos de extrema direita como da esquerda radical, têm se difundido no mundo globalizado via internet, inclusive no Brasil. Favorecidos pelas fragilidades das democracias, os membros dessas organizações negam a história do Holocausto, manipulam o conceito de genocídio e instigam o ódio a judeus, negros, ciganos, mulheres, LGBTQIA+, povos originários do Brasil, à ecologia e aos direitos humanos. Discursos de Ódio: O Racismo Reciclado nos Séculos XX e XXI traça em seus 14 ensaios como recursos retóricos e mídias "insuspeitas" (como os jogos de tabuleiro e eletrnicos e as charges) foram e são historicamente usados para propagar uma visão de mundo reacionária e intolerante frente a minorias sociais, em geral visando cativar principalmente os mais jovens. O livro evidencia que a ausência de uma legislação específica aplicada às redes sociais, a existência de fóruns annimos na internet e a desinformação sobre os procedimentos cabíveis nos casos de "crimes da palavra" praticados on-line incentivam as falas e práticas racistas, xenofóbicas, homofóbicas, misóginas e transfóbicas, e o quanto esse discurso, travestido de liberdade de expressão na era da internet e dos discursos da ONU, é na verdade um velho conhecido.
ebook
(0)
Territórios Clínicos
by Fernanda Almeida
Part of the Debates series
Territórios Clínicos mostra a riqueza e a diversidade de um trabalho de resgate e reconexão entre indivíduos e sociedade por meio de uma abordagem que valoriza o território, a memória, o ambiente coletivo e a escuta individual como forças transformadoras. Tendo a psicanálise como eixo teórico e se valendo de metodologias terapêuticas diferentes, os coletivos Casa de Marias, Rede Sur, Perifanálise, Margens Clínicas, Instituto Amma Psique e Negritude, Roda Terapêutica das Pretas e Veredas relatam suas experiências clínico-teóricas, debatem os resultados de suas ações e oferecem à leitora uma visão radicalmente implicada com seus territórios de atuação. O livro é um desdobramento do projeto Territórios Clínicos, da Fundação Tide Setubal, que reuniu, ao longo de dois anos, sete coletivos de psicólogos/psicanalistas que atuam em diferentes regiões da cidade de São Paulo, com ramificações em todo o país, atuando no atendimento clínico individual e/ou coletivo de populações periféricas, que apresentaram, trocaram e debateram suas experiências e métodos de ação no campo social. São clínicas-escola, clínicas públicas, coletivos, grupos e instituições de psicanálise. O livro se estrutura em três partes. Na primeira, temos a apresentação dos coletivos participantes (Casa de Marias, Rede Sur, Perifanálise, Margens Clínicas, Instituto Amma Psique e Negritude, Roda Terapêutica das Pretas e Veredas). Na segunda, na esteira das apresentações no seminário de encerramento do projeto, temas como as clínicas públicas de psicanálise, os deslocamento territoriais e psiquícos, a intervenção social, militância e formação, os marcadores sociais, a decolonização são discutidos em profundidade. Na terceira e última parte, a institucionalização dos coletivos e seu futuro entram em foco. Uma obra inspiradora que carrega em seu conteúdo a força do trabalho coletivo e solidário e nos faz sonhar que ainda é possível criar um ambiente social coletivamente integrado.
ebook
(0)
A Democracia E O Direito Depois Da Pandemia
by José Eduardo Faria
Part of the Debates series
O livro aborda os desafios que a democracia e o direito em geral passaram a enfrentar durante e após a pandemia de Covid-19, levando em conta aspectos políticos, econmicos e sociológicos, como os limites da ciência e do Estado, o extremismo do "mercado" e o distanciamento entre a lei e a realidade social. A Democracia e do Direito Depois da Pandemia é ao mesmo tempo um relato do impacto da pandemia no direito e na democracia brasileiros e uma reflexão sobre a democracia fundada no Estado-nação em um mundo cada vez mais globalizado, interligado e descentralizado. Além de abordar as questões jurídicas decorrentes do enfrentamento da pandemia, principalmente o debate entre direitos individuais e coletivos, o livro trata também das consequências atuais, uma vez que apesar de oficialmente encerrada, a pandemia de coronavírus deixou sequelas não apenas na saúde dos indivíduos, como também na saúde institucional das sociedades, ao suscitar questões que colocam em xeque o ordenamento político-jurídico vigente e conceitos e premissas que de há muito se julgava consagrados no Ocidente. José Eduardo Faria, professor de Direito da USP, de forma a mais ampla possível o que está em jogo nessa luta contra a normatividade excessiva e autoritária e a ausência irresponsável e gananciosa de normas.
Showing 1 to 4 of 4 results