Debates (Portuguese)
ebook
(0)
Cem anos da Semana de Arte Moderna
O gabinete paulista e a conjuração das vanguardas
by Lena Tenório Da Motta
Part of the Debates (Portuguese) series
O que afinal terá sido o moderno em nossas artes, a partir de fevereiro de 1922? De que brasilidade falamos, a partir de que categoria social nossa modernidade se instalou? Neste livro, Leda Tenório da Motta nos traz uma visão crítica e contundente desse problema ao abordar a polêmica entre o grupo dos críticos uspianos e dos poetas concretistas sobre o barroco e a constituição da literatura brasileira. A relação dessa polêmica com a Semana é que foi esse o evento que programaticamente colocou na ordem do dia e na boca do povo a questão do que seja brasilidade e modernismo. Além disso, Mario e Oswald passaram a representar polos opostos nas discussões culturais a respeito e foram atacados e defendidos pelas duas correntes em embate: a dos críticos uspianos e a dos poetas concretistas.
Neste Cem Anos da Semana de Arte Moderna: O Gabinete Paulista e a Conjuração das Vanguardas, Leda Tenório da Motta passa a limpo uma das grandes controvérsias dos meios literários e dá a medida da importância que o evento teve em nossas artes. Foram Clima e Noigandres, duas revistas de vida curta e prolongada influência, que definiram os elencos: de um lado os "uspianos" e a Formação da Literatura Brasileira, de Antonio Candido, de outro os poetas concretistas e O Sequestro do Barroco na Formação da Literatura Brasileira, de Haroldo de Campos. A discussão do lugar do barroco na história – e do que, afinal, seria a literatura (e arte) "brasileira" –, Mário x Oswald, tradição x vanguarda, críticos x poetas, engajamento x arte pela arte, todas essas controvérsias são aqui analisadas em profundidade, assim como o ambiente cultural que contrapôs, na segunda metade do século XX, os dois grupos de então jovens intelectuais herdeiros do impacto e do legado da Semana e que fariam, individual e coletivamente, escola e história.
ebook
(0)
Em algum lugar do inacabado
by Vladimir Jankélévitch
Part of the Debates (Portuguese) series
Em se tratando de grandes personalidades da cultura, especialmente aquelas com obras extensas, profundas e com muitas ramificações, um texto em forma de diálogo, com um mediador sensível e conhecedor da obra do interlocutor, torna-se uma grande porta aberta para se compreender seus pensamentos e importância. É este, precisamente, o caso deste livro, que descortina e ilumina a obra de Vladimir Jankélévitch ao trazer o diáfano, o transitório e o precário das coisas e dos homens, em sua filosofia plena de música e poesia, dirigido por Béatrice Berlowitz, discípula dileta, ao que se soma um estudo introdutório ao pensamento do filósofo pelo seu tradutor e estudioso, Clóvis Gontijo.
ebook
(0)
Darcy Ribeiro, Uma Utopia
by Ailton Krenak
Part of the Debates (Portuguese) series
Os oito ensaios de Darcy Ribeiro, uma Utopia buscam avaliar o legado da obra do intelectual e do político e sua pertinência do ponto de vista contemporâneo, do século XXI. Derivados de um seminário no contexto de uma grande exposição celebrando o centenário de seu nascimento, os textos não são homenagens, no entanto, mas reavaliações críticas que levam em conta erros e acertos e o contexto histórico tumultuado em que Darcy foi forçado a atuar – com foco em suas realizações na área da educação (criador das universidade de Brasília e Estadual do Norte Fluminense, dos Cieps no Rio de Janeiro e um dos autores da Lei das Diretrizes e Bases da Educação; ajudou a implantar o Parque Nacional do Xingu) e em seu trabalho de etnólogo. Uma personagem rica, combativa, atuante, polêmica que, sobretudo, amava seu país e tinha uma visão propositiva e otimista do futuro, com a construção de uma sociedade fraterna. Uma visão, por certo, positiva demais, mas que, a seu modo, injetava uma energia de transformação inclusiva e democrática. Com um time notável de autores, Márcio Farias, Isa Grinspum Ferraz, Alexandre de Freitas Barbosa, Ailton Krenak, Dulci Lima, Jones Manoel, Stelio Marras, Eric Nepomuceno, Geo Santana, Ronaldo Vitor da Silva, Layza da Rocha Soares, o livro traz um painel múltiplo e diversificado da personalidade de Darcy. Conta ainda com uma minibiografia e uma lista bibliográfica sucinta dele.
ebook
(0)
Brecht e o teatro épico
by Anatol Rosenfeld
Part of the Debates (Portuguese) series
Brecht e o Teatro Épico, de Anatol Rosenfeld, um dos maiores comentadores do dramaturgo alemão em língua portuguesa - organizado por Nanci Fernandes e que a editora Perspectiva publica em sua coleção Debates -, expressa não só o crítico que procura interpretar com objetividade as realizações em exame, como experiências pessoais de um espectador diante dos espetáculos, e vem pontuar as concepções e as teses formuladas no seu já consagrado O Teatro Épico.
Tendo acompanhado de perto o desenvolvimento de Bertold Brecht e sua obra, desde Berlim, em 1929, e com ele compartilhado o milieu cultural e os questionamentos éticos, estéticos e filosóficos então na ordem do dia na Alemanha e em todo o Ocidente, e tendo sido, posteriormente, parte integrante dos debates intelectuais que agitavam a cena brasileira, Anatol estava, como nenhum outro, apto a traduzir, contextualizar e instigar entre nós uma recepção ativa das teorias e inquietações do autor da Ópera dos Três Vinténs.
Assim, os artigos aqui reunidos visam não apenas nos permitir uma aproximação com a obra, sempre vocacionada para o novo, de Brecht, por meio da reflexão incisiva de um interlocutor que durante vários anos pensou o teatro, mas visam também um aprofundamento nas ideias sempre férteis de um dos mais agudos e refinados críticos e teóricos a atuar entre nós.
ebook
(0)
Literatura Clássica
Brevíssima Introdução
by Allan William
Part of the Debates (Portuguese) series
O que é literatura clássica? O que caracteriza uma tragédia ou uma comédia? O que é a épica? Como essa produção reflete o desenvolvimento cultural das sociedades gregas e latinas? William Allan, estudioso de letras clássicas da Universidade de Oxford, explora o que são os "clássicos" e por que eles continuam a moldar nossos conceitos ocidentais de literatura. Um livro escrito para quem quer se aproximar dessa literatura, conhecer seus grandes autores e entender a atmosfera que permitiu uma tal experimentação de tão grande qualidade. São séculos de história e um grande número de exemplos das literaturas grega e latina que ilustram a variedade e sofisticação dessas obras, seus contextos históricos e, por seu intermédio, o desenvolvimento intelectual dos dois povos, compilados em um livro sucinto, fluente e informativo. A edição traz mapas, ilustrações e uma seleção das principais traduções para o português das obras abordadas.
Showing 1 to 5 of 5 results