Creio no Espírito Santo
ebook
(0)
Ele é O Senhor E Dá a Vida
by Yves Congar
Part of the Creio no Espírito Santo series
Este volume se dedica à grande esperança suscitada pela chamada renovação no Espírito. Que promessas e questionamentos são suscitados por tal movimento? O que há de positivo na renovação carismática e nos carismas espetaculares que ela redescobriu? O batismo no Espírito contradiz, complementa ou explicita o batismo cristão? Poderá essa renovação abrir uma nova etapa no ecumenismo? Estas e outras questões recebem aqui uma reposta abalizada, fundada na tradição cristã, e exposta por um dos maiores teólogos do século passado.
ebook
(0)
Revelação E Experiência Do Espírito
by Yves Congar
Part of the Creio no Espírito Santo series
Este primeiro volume trata da revelação e da experiência do Espírito. Começa por um estudo das Escrituras cannicas, por reconhecer nelas, de forma inspirada e normativa, o testemunho da revelação e o critério para avaliar nossa experiência de Deus.
Mas justamente aí se encontra um delicado problema. As escrituras abarcam dezenas de escritos, oriundos de épocas e autorias diferentes, com distintas teologias. O evidente desenvolvimento na revelação do Espírito não apaga certa diversidade na apresentação que dela se faz. Por outro lado, a Igreja sempre afirmou a unidade de fundo da revelação, fruto da unidade do próprio Deus.
Ciente disso, Congar apresenta o desenvolvimento das experiências e manifestações do Espírito, primeiro nas Escrituras, depois na história da vida da Igreja.
Mas reconhece que, embora seu propósito seja o ensino, esse conhecimento só tem sentido se gerar comunhão e amor. Só será fecunda a pneumatologia que souber aliar o estudo teológico a uma vida de louvor.
ebook
(0)
O Rio Da Vida Corre No Oriente E No Ocidente
by Yves Congar
Part of the Creio no Espírito Santo series
Este volume tem em vista o diálogo entre a ortodoxia oriental e o catolicismo romano. Há, de ambas as partes, sérios problemas teológicos que dizem respeito aos capítulos essenciais da fé cristã. Nas palavras de João Paulo II, há uma real "discordância, senão no nível da fé, ao menos no nível da formulação". Congar lança-se, então, à tarefa de melhor entender as diferenças entre gregos e latinos. E, pouco a pouco, vai nos convencendo de que a fé vivida e professada de maneira doxológica é realmente a mesma aqui e lá. Apesar das diferenças profundas de abordagem, de construção teológica do mistério e de sua expressão dogmática, enfim, de categorias intelectuais e de vocabulário, a fé trinitária da parte oriental da Igreja e de sua parte ocidental é a mesma. E como mostrará a parte final da obra, a união é retomada, em profundidade, na experiência do Espírito Santos nos sacramentos.
Showing 1 to 3 of 3 results