Ética a nicmaco
Part of the Coleção Filosofia series
Ética a Nicmaco é a principal obra do grande filósofo grego Aristóteles sobre a Ética. Nela, Aristóteles expõe sua concepção teleológica de racionalidade prática, sua concepção da virtude e suas considerações acerca do papel do hábito e da prudência. É considerada a mais amadurecida e representativa obra do pensamento aristotélico. O título da obra advém do nome de seu filho, e também discípulo, Nicmaco. Supõe-se que a obra resulte das anotações de aula de Nicmaco e publicadas pelos discípulos de Aristóteles depois da morte prematura em combate de Nicmaco. Trata-se de um ebook indispensável no campo da filosofia e ética.
Da Natureza Das Coisas - Lucrécio
Part of the Coleção Filosofia series
Tito Lucrécio (94-50 a.C.) foi um poeta e filósofo latino, autor do poema didático em seis volumes, "De Rerum Natura", Da Natureza das Coisas, uma rigorosa exposição dos princípios filosóficos inspirada na obra do grego Epicuro. Escrita no século I a.C. Da Natureza das Coisas proclama a realidade do homem num universo sem deuses e tenta libertá-lo do seu temor à morte. Expõe a física atomista de Demócrito e a filosofia moral de Epicuro. De acordo com a obra, a proposição de verdade de Lucrécio é dirigida a uma audiência ignorante. Esperando que alguém o escute, o compreenda e desta forma passe a semente da verdade capaz de melhorar o mundo. Da Natureza das Coisas, é considerada uma das mais importantes obras da Antiguidade Clássica
Platão: O Mito Da Caverna
Part of the Coleção Filosofia series
A obra O Mito da Caverna, também conhecida como alegoria da caverna ou parábola da caverna, é uma inteligentíssima alegoria de intenção filósofo-pedagógica, escrita pelo filósofo grego Platão. Encontra-se na obra A República e pretende exemplificar como o ser humano pode libertar-se da condição de escuridão que o aprisiona, por meio da luz da verdade. Trata-se de um texto atemporal cuja mensagem cabe perfeitamente nos tempos atuais quando ideologias sectárias ainda permeiam muitas sociedades. Além disso, a leitura de O Mito da Caverna, possibilita uma reflexão proveitosa ao resgatar e apresentar importantes valores filosóficos aos leitores.
Platão: A República
Part of the Coleção Filosofia series
Platão é ao mesmo tempo um dos grandes filósofos da Grécia antiga e o mais brilhante discípulo de Sócrates. Entre os seus trabalhos que encontra-se uma série de títulos chamados em conjunto como diálogos socráticos. Nos diálogos, certamente, a obra de maior destaque de Platão é A República (Politeia, no original grego). Foi escrita por volta de 380 a.C., e é particularmente rica em termos filosóficos, políticos e sociais. Em questão, está a busca de uma fórmula que garanta uma harmoniosa administração à uma cidade, mantendo-a livre da anarquia, dos interesses e disputas particulares e do caos completo.A República é uma obra de leitura imprescindível no campo da filosofia e da política.
Apologia De Sócrates
Part of the Coleção Filosofia series
Em Apologia de Sócrates, Platão apresenta o discurso de Sócrates perante o júri ateniense que pretendia condená-lo por impiedade. Dentre as acusações, mote do julgamento, cumpre citar: o desrespeito às leis da cidade, aos deuses tradicionais e a suposta corrupção da juventude ateniense. Era claramente o viés político premeditado dessas acusações dirigidas ao filósofo, afinal de contas Sócrates incomodou gente muito importante com a aplicação social de seu método conhecido como método socrático. Mesmo consciente da dificuldade em convencê-los, o filósofo defende com astúcia a liberdade de consciência e de pensamento e o caráter crítico próprio do processo do filosofar que, relacionado à vida, dá-lhe a justificação. Daí a famosa frase: "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida" intimamente ligada não só ao seu percurso filosófico, mas também às suas posições inclusive diante da condenação quando prefere a morte a renegar à sua liberdade de pensamento e expressão. Apologia de Sócrates é uma obra clássica, um hino a liberdade de pensamento.
Aristóteles: Política
Part of the Coleção Filosofia series
Política é uma obra dedicada ao tema da filosofia política, na forma concebida pelo filósofo grego Aristóteles. Acredita-se que as reflexões aristotélicas sobre a política originam-se da época em que ele era preceptor de Alexandre o grande. Em Política, o grande filósofo grego discorre sobre a ciência da política, a composição das cidades (polis), os processos de escravidão, a riqueza, as famílias, sendo que na obra também é possível encontrar algumas críticas do pensador ao seu mestre Platão, que, por sua vez, realizava reflexões mais utópicas sobre o modelo ideal de sociedade e política. Uma tradução sistemática do título original grego dá uma ideia clara do conteúdo da obra: "matérias relacionadas à pólis". Política é uma obra repleta de profundas reflexões, um ebook indispensável no campo da filosofia e da política.
Aristóteles: Poética
Part of the Coleção Filosofia series
Aristóteles (384 a.C.– 322 a.C.) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental, tendo sido discípulo do filósofo Platão.
Aristóteles elaborou todo um sistema filosófico no qual pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática e lógica. A Poética (em latim: poiétikés), provavelmente registrada entre os anos 335 a.C. e 323 a.C., é um conjunto de anotações das aulas de Aristóteles sobre o tema da poesia e da arte em sua época, transmitidos oralmente aos seus alunos. Trata-se do primeiro texto conhecido que procura especificamente analisar determinadas formas da arte e da literatura, e é também um registro limitado de como era a arte grega em seu tempo. A Poética não é apenas a primeira teoria do Teatro ocidental; trata-se de um livro que influenciou essa arte ao longo de sua história e que ainda ecoa nos tempos atuais.
Aristóteles: Retórica
Part of the Coleção Filosofia series
Aristóteles (384 a.C.– 322 a.C.) foi um importante filósofo grego. Um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental, tendo sido discípulo do filósofo Platão. Aristóteles elaborou todo um sistema filosófico no qual pensou sobre praticamente todos os assuntos existentes, como a geometria, física, metafísica, botânica, zoologia, astronomia, medicina, psicologia, ética, drama, poesia, retórica, matemática e lógica. Sendo uma das disciplinas humanas mais antigas e mais verdadeiramente internacionais, a Retórica, à semelhança da gramática, da lógica e da poética, não é uma ciência a priori. O grande filósofo Aristóteles foi um primeiros pensadores a estudar e elaborar os fundamentos da Retórica e a presente obra homnima, engloba de forma sistemática e profunda essa temática. Retórica é uma forma de comunicação, uma disciplina que se ocupa dos princípios e das técnicas de comunicação. Não de toda a comunicação, mas daquela que tem fins persuasivos. Já a Retórica de Aristóteles não é o produto da mera idealização de princípios nascidos com ele e por ele convencionados para persuadir e convencer outras pessoas. É, sim, o produto da experiência consumada de hábeis oradores, a elaboração resultante da análise das suas estratégias, a codificação de preceitos nascidos da experiência com o objetivo de ajudar outros a exercitarem-se corretamente nas técnicas de persuasão.
Investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e da beleza
Part of the Coleção Filosofia series
Edmund Burke (1729-1797) foi um escritor e político irlandês e um dos mais brilhantes membros do Partido dos Whigs (liberais) no Parlamento Britânico. Ele foi um pensador tão brilhante que suas ideias são disputadas hoje tanto pelos liberais quanto pelos conservadores que o consideram como "o pai do conservadorismo". Burke tinha posições liberais para a economia; era, inclusive, amigo de Adam Smith cujas ideias admirava e compartilhava. Por outro lado, era politicamente conservador, mostrando posições contrárias à perseguição aos ideais católicos e defendendo prudência e moderação nas reformas, além de questionar aspectos da Revolução Francesa. A obra "Uma Investigação Filosófica Sobre a Origem de Nossas Ideias do Sublime e do Belo", escrita por Burke aos 28 anos, é considerada uma das obras-primas do século 18 e tornou famoso o seu jovem autor.
SOLILÓQUIOS: Santo Agostinho
Part of the Coleção Filosofia series
Agostinho de Hipona é reputado como o pensador mais brilhante do cristianismo. Grande orador e professor de retórica, Santo Agostinho se converteu aos trinta anos de idade e partir de então dedicou toda a sua vida ao estudo da doutrina e da fé em Deus. A obra Solilóquios é plenamente atual em nossa época dominada por desenfreado pragmatismo e materialismo. Ela é o verdadeiro fruto da simplicidade, humildade, força de inteligência, sinceridade, pureza de coração e incondicional dedicação à verdade, de Santo Agostinho.
Descartes Essencial
Discurso do método, meditações metafísicas, paixões da Alma.
Part of the Coleção Filosofia series
Muitas vezes chamado de "o fundador da filosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", René Descartes é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental, tendo Inspirado contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores. Especialistas afirmam que, a partir de Descartes, inaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna. Neste precioso eBook, o leitor poderá conhecer o pensamento de Descartes por meio de suas três maiores obras: O Discurso do Método, Meditações Metafísicas e As Paixões da Alma.
Sobre a Vida Feliz
Part of the Coleção Filosofia series
Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Foi um grande orador e professor de retórica, aos trinta anos de idade se converteu ao cristianismo e a partir de então dedicou toda a sua vida ao serviço e ao estudo. Suas obras influenciaram intensamente o Cristianismo. A obra Sobre a Vida Feliz é fruto de um diálogo acontecido por ocasião da comemoração do aniversário de Agostinho. Nela o autor debate com alguns amigos sobre o que de fato seria uma vida feliz. Partindo de uma vida virtuosa até chegar a uma vida em Plena união com Deus Agostinho nos mostra o que para ele seria de fato uma vida feliz.
O Político - Platão
Part of the Coleção Filosofia series
Ler Platão é ler parte essencial da formação do pensamento ocidental. A sua obra perdura e influencia as civilizações ocidentais há cerca de 2.400 anos. Assim, pode-se dizer que Platão é um eterno contemporâneo. O Político (em grego clássico: Politikos, em latim: Politicus) é um diálogo platnico que ocupa-se, como o nome indica, com o perfil do homem político. O diálogo visa indicar o conhecimento necessário ao político para que ele exerça um governo justo e bom. Nesta obra, Platão, através da proposta de Teodoro a o Estrangeiro e a Sócrates, o moço propõe fazer o retrato completo do Homem Político. Com tanta carência de bons politicos em nossa atualidade, O Politico é uma oportunidade de reposicionar nossos verdadeiros anseios em relação a ales.