Signos
ebook
(0)
Byron
Poemas, cartas, diários & C.
by Various Authors
Part of the Signos series
George Gordon Byron (1788-1824), conhecido como Lord Byron, foi um ícone do Romantismo inglês e trilhou uma trajetória poética rica e diversificada, marcada por uma profunda exploração das emoções humanas e da condição existencial. Neste livro, com organização, tradução e introdução de André Vallias, os poemas, cartas e diários perpassam seis fases distintas da vida de Byron, e evoluiu sua escrita, moldada por experiências e eventos que marcaram sua vida. Na infância e juventude (1798-1809) seus primeiros versos foram influenciados pelos clássicos e pelos poetas românticos de sua época, revelando um jovem melancólico e introspectivo, explorando temas como amor, perda e a beleza da natureza. Mais adiante (1809-1811), Byron alcançou fama internacional. Os poemas desta fase refletem suas viagens pela Europa, explorando temas como a solidão, o tédio e a busca por sentido na vida. Já consolidado como um dos poetas mais populares da Inglaterra, entre 1811-1816, seus versos tornaram-se mais sombrios e satíricos, abordando temas como política, sociedade e hipocrisia. Após ser exilado (1816-1819), o inglês encontrou refúgio na escrita, refletindo sua solidão e isolamento, explorando temas como a natureza, a morte e o amor. Nos últimos anos de vida (1819-1823), se torna uma verdadeira celebridade literária. Seus escritos geraram termos como "byromania" e "byronismo", atestando sua imensa popularidade na cultura da época, que teima em não desaperecer. A obra de Byron é um reflexo de sua vida intensa e turbulenta. Seus poemas, marcados por uma grande variedade de temas e estilos, o consagraram como um dos maiores poetas do Romantismo, deixando um legado que continua a inspirar e fascinar leitores até os dias de hoje.
ebook
(0)
Pós Poemas
by Augusto De Campos
Part of the Signos series
Transitando entre a criação poética, a transcriação, a crítica social e a política, "Pós Poemas" nos faz mergulhar novamente no universo "verbivocovisual" do grande poeta brasileiro, um espaço de sensações e inspirações múltiplas que surpreendem pela força poética e visual, e pela imensa carga lírica, social e política. Augusto de Campos nunca fugiu de temas controversos ou da disputa na arena política. Ao contrário, faz-se presente e atuante com soluções sofisticadas e plasticamente impecáveis. Assim como os demais livros da tetralogia, "Despoesia", "Não" e "Outro", o formato do livro é pensado como uma obra de arte em si mesma, colorido e impresso em papel couchê é visualmente conectado a poesia e história de Augusto de Campos. Tantas décadas de produção e o poeta não envelhece nem na forma nem no conteúdo. Feliz da nação que tem um criador dessa envergadura produzindo em sua língua.
ebook
(0)
Ka
by Velimir Khlébnikov
Part of the Signos series
Ka de Velimir Khlébnikov é um conto que aborda os temas do tempo, da história e da natureza cíclica da existência humana. Figura proeminente no futurismo russo, Khlébnikov usa o conceito egípcio de "Ka", o duplo, a "sombra da alma", para refletir sobre a eterna recorrência de eventos e a interconexão de passado, presente e futuro. A história enigmática é caracterizada por um estilo narrativo poético e fragmentário, típico da escrita de Khlebnikov, misturando referências históricas, elementos mitológicos e reflexões filosóficas, em um texto denso. Suas referências, entretanto, não se limitarem à mitologia egípcia. As palavras vivem uma vida dupla, ora é seu significado, ora sua sonoridade que dá sentido à frase, simulando assim magistralmente a própria função do Ka para os egípcios. A jornada do protagonista pode ser vista como uma metáfora para a jornada da alma por diferentes épocas, destacando a continuidade e a repetição das experiências humanas e convidando o leitor a refletir sobre a natureza do tempo, a identidade e a essência duradoura do espírito humano.
Showing 1 to 3 of 3 results