Coleção Leste
ebook
(0)
Anna Kariênina
by Leo Tolstoy
Part of the Coleção Leste series
William Faulkner, perguntado sobre quais eram os três maiores romances de todos os tempos, respondeu: "Anna Kariênina, Anna Kariênina, Anna Kariênina". Para Vladímir Nabókov, a obra é "uma das maiores histórias de amor da literatura mundial". E Thomas Mann, no prefácio incluído neste volume, o considera "o romance social mais poderoso" já escrito. Seja qual for o aspecto privilegiado na leitura, esta obra-prima de Tolstói fatalmente está entre as mais importantes criações literárias da humanidade.
Rico panorama da agitada Rússia de fins do século XIX, a obra - publicada entre 1875 e 1877 na revista Mensageiro Russo, e em 1878 em livro -, narra, por um lado, o drama da bela e impetuosa Anna Kariênina, que, infeliz no casamento, enfrenta o julgamento cruel da alta sociedade de Moscou ao assumir sua paixão pelo conde Vrnski. Por outro lado, acompanhamos o proprietário de terras Lióvin - que incorpora a persona do autor - em sua busca pelo ideal de uma vida feliz no campo ao lado da jovem Kitty, bem como seus dilemas intelectuais em torno da fé e da justiça social.
Vertido diretamente do russo por Irineu Franco Perpetuo, que também assina o posfácio, esta nova tradução acompanha todas as nuances do imortal romance de Tolstói, seja na exuberante riqueza de detalhes da narrativa, seja na fascinante profundidade psicológica das personagens, para recriar uma obra em que, ainda segundo Thomas Mann, "a arte raramente se aproximou tanto da natureza".
ebook
(0)
A Filha Do Capitão
by Aleksandr Púchkin
Part of the Coleção Leste series
Tida como a mais importante obra em prosa de Aleksandr Serguêievitch Púchkin (1799-1837), o fundador da literatura russa moderna, A filha do capitão é um experimento magistral com o gênero do romance histórico. Fruto de rigorosa pesquisa, construído com extraordinária economia de recursos e permeado de um lirismo preciso, tão característico da poesia do autor, A filha do capitão é ambientado na revolta camponesa de 1773, liderada pelo cossaco Emelian Pugatchóv, que reivindicava o trono russo passando-se pelo falecido tsar Pedro III, marido de Catarina II.
Publicado em 1836, meses antes da morte de Púchkin em um duelo, o romance é narrado por Piotr Grinióv, jovem militar que é enviado para uma remota fortaleza e se apaixona pela filha do comandante local, quando irrompe a rebelião liderada por Pugatchóv.
Nesta nova edição desse clássico da literatura russa, a consagrada tradução de Boris Schnaiderman é complementada por um prefácio de Otto Maria Carpeaux, que aborda a biografia do autor e a importância de sua obra, e pelos capítulos iniciais da História de Pugatchóv, de 1834, o único estudo histórico que Púchkin publicou em vida.
Showing 1 to 2 of 2 results